Take your time.

O logotipo, ou logomarca, é talvez o principal elemento da identidade visual de uma empresa, produto ou serviços. Ele pode ser definido como uma imagem que, com tipografia e símbolo, representa graficamente uma marca.

Uma boa logomarca reflete vários aspectos da personalidade e valores da companhia e, muitas vezes, influencia a maneira com a qual o público a enxerga. Por isso, criar essa representação gráfica da marca é um processo complexo, que envolve muita reflexão, criatividade e poder de síntese.

Briefing para criar a logomarca

Briefing é uma palavra muito utilizada no jargão publicitário. Ela se refere a um questionário que o cliente recebe de uma agência para que as informações coletadas sirvam de base para uma campanha.

Para desenvolver um logotipo, não é diferente. O criativo precisa do máximo de informações sobre a empresa para fazer o seu trabalho. Quando ele não recebe um bom briefing, aumentam as chances de retrabalho ou de o resultado não chegar ao ideal.

Um questionário completo pede descrição de todos os produtos da marca, diferenciais da empresa, informações detalhadas sobre o público-alvo e concorrentes, referências, valores, cores preferenciais e quaisquer outras informações que podem ser úteis. E o empreendedor, nas respostas, pode ir além, contribuindo com outras observações que julga úteis para o processo criativo.

Marca não é somente logotipo

É comum que as pessoas pensem somente no logotipo quando o assunto é a marca. Mas ela vai muito além disso. A marca de uma empresa é também a percepção que o público tem dela, a paleta de cores da sua identidade visual, o slogan, o conceito, a história da companhia e a sua personalidade.

Passar para o público-alvo a mensagem desejada através desses elementos é meio caminho andado para o sucesso. Se você está abrindo uma empresa nova, cogite a possibilidade de contratar uma empresa especializada em branding. Ela fará uma pesquisa completa para desenvolver uma proposta de marca ideal para o seu negócio – com nome, identidade visual, conceito e, é claro, a logomarca.