Ao pensar em abrir uma empresa, as primeiras questões a se considerar são o segmento, o serviço ou produto oferecido e o público-alvo a ser atingido. Feito isso, é possível avançar para uma escolha que quebra a cabeça de muitos empreendedores: decidir qual o melhor nome para a empresa.
O dilema existe porque o nome da companhia não precisa ser somente bonito. Ele precisa comunicar um sentido, ter uma conexão com o segmento ou com os valores defendidos pela empresa. A importância de encontrar o mais adequado nome para a empresa é tamanha que uma escolha mal feita pode causar uma impressão negativa e antipatia à marca.
Não erre no nome para a empresa
Para Marcelo Nakagawa, professor de Empreendedorismo do Insper, é preciso, antes de tudo, não errar. “Mais do que ficar tentando escolher o nome certo para empresa, preocupe-se em não escolher o nome errado”, diz.
Um dos erros mais comuns, segundo o professor, é optar por um nome restritivo demais, que não contemple um possível crescimento da empresa para novos segmentos e categorias de produtos. Além disso, reflita se os termos escolhidos não são ofensivos ou pejorativos no mercado nacional e em outros países.
Respeitando esses cuidados, tente bolar um nome único, que diferencie bem o seu negócio dos demais e não seja fácil de confundir. Para facilitar no processo, Nakagawa ensina algumas técnicas de naming muito utilizadas por grandes empresas.
Dicas para a escolha
1. Sobrenome
Muitas empresas utilizam o sobrenome do seu fundador (ou dos fundadores), como McDonald’s, Ford, Hewlett-Packard (HP) e Kellogg’s. O lado ruim é que, como muitos já se utilizaram dessa técnica ao escolher o nome para a empresa, é bem possível que outra marca já tenha o seu sobrenome.
2. Explicativo
Usar um nome com relação direta com a função do produto é uma técnica bastante usada em aplicativos e serviços da internet, como o Dropbox (caixa de remessas), Paypal (pague a um amigo), Facebook (livro com fotos dos formandos) e Secret (aplicativo para publicações anônimas).
3. Homenagem
Você pode homenagear importantes personalidades na hora de escolher o nome para a empresa. Exemplos: Starbucks (personagem do livro Moby Dick), Tesla (marca de carros elétricos, em homenagem a Nikola Tesla) e Goodyear (referência ao inventor do processo de vulcanização de pneus, Charles Goodyear).
4. Associações
Você também pode pegar um conceito interessante e brincar com a palavra, fazendo associações e combinações. Exemplos: Viagra (vigor + Niagara, as cataratas), AirBnB (Air Bed and Breakfast), GoPro (Go Professional).
5. Siglas
As siglas são sempre opções, mas seja criativo. Não adianta juntar um monte de letras que fazem sentido mas não formam uma sigla sonora. Um bom exemplo de criatividade é o Yahoo! (Yet Another Hierarchical Officious Oracle). Apesar de não ser o ideal, nada impede, também, de usar palavras sem relação com o negócio, mas que soem bem, como Kodak.